sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um livro para quem gosta de ler e de escrever



Li "O ANIBALEITOR" de Rui Zink, e em algumas das suas páginas decifrei-o como se tratásse de um relato para jovens e gostei; é um livro para quem gosta de ler e de escrever. Entre outros excertos, a fruição desta nota do autor:


"Levualá: volta e meia perguntam a este pobre de mim por "projectos para o futuro", um "novo livro", etc. E lá tenho de desbobinar: Não tenho projectos para o futuro, só para o passado. O futuro esse não vou dizer que a Deus pertence mas está sempre algures entre o brumoso e o enevoado. Se houver saúde e alegria já não me dou por mal servido. Quanto ao passado já é outra história - inclusive porque, à medida que nos vamos afastando dele, a memória criativa o vai mesmo transformando, como quem não quer a coisa mas claro que quer a coisa, noutra história.
Sei que quero um dia escrever sobre a minha infância e os que a povoavam, desde os muitos queridos - o meu avô, o meu tio, os amigos da rua, a filha do sapateiro - aos menos queridos, como o rapaz da Mouraria que me partiu a cabeça com uma pedra da calçada ou o professor Guerra na escola do Torel que, não sendo meu( cruzes credo, o meu era o excelente professor Neves), aterrorizava os meus colegas e me deu as primeiras ganas de montar no meu corcel e fazer justiça. Fora isso não tenho ( nunca tenho, é a minha impressão ) projectos. Com já alguém disse, vou andando por aí, e a mais não me sinto obrigado"

O Aníbaleitor, teorema, (Rui Zink)

1 comentário:

  1. De tiago silva.
    Tio quando estiver sol e se der tempo neste ano 2011 quero andar de bicicleta com tigo e com a prima!!

    portugalbiscoito

    ResponderEliminar