segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Judite

Existem pessoas nas nossas vidas que pensamos que existirão para sempre, as que nunca deixaram de estar, mesmo que por vários condicionalismos a sua  presença se circunscrevesse aos parabéns dados pelo telefone pelos aniversários de todos os da família, sempre e sem falhar.  Perante a evidência da possibilidade de poderem deixar de estar físicamente connosco, abre-se a porta do coração e damos conta de tão importante aquela pessoa foi e é para nós , de uma maneira radicalmente única. A Judite, criou-me. Era uma rapariga na flor dos seus 20 anos e foi trabalhar para a casa dos meus pais em Lisboa, deixando o seu Montijo natal e a família pobre e com muitas bocas para comer. A Judite escrevia o seu nome numa caligrafia irregular mas foi ela que me proporcionou a minha primeira experiência estética, como se fosse a animadora de uma oficina artística de um Centro Artístico Infantil da Gulbenkian , ao desenhar o contorno do meu corpo em papel castanho de embrulho, no chão da cozinha depois de devidamente arrumada e onde ela dormiria a seguir num divã que retirava da dispensa. Foi ela que me disse numa voz terna e com muita tristeza que o meu avô materno tinha falecido.Foi ela que conteve a minha ira quando aos 5 anos fiquei a saber que era menina o irmão que eu esperava para poder jogar à bola. De uma coragem física assombrosa, por aqueles que considerava uma família do coração , a Judite arriscava passar descalça de uma varanda de 3º andar esquerdo para o do direito de um prédio de Lisboa, casa dos patrões porque a porta se tinha fechado e não tinha chave para entrar, percorreu quilómetros a pé com um cesto de compras pela linha férrea de Ferreira a Tunes porque perdera o comboio e os patrões e os meninos que estavam na praia em Albufeira iam chegar para almoçar; actos impensáveis para os meus pais e imagino com que susto deles tomaram conhecimento. Um dia, em Novembro depois de telefonar a parabenizar meu pai, retirou-se ; não de nós , da nossa memória da nossa eterna gratidão.

Sem comentários:

Enviar um comentário